segunda-feira, 19 de março de 2012

Aquecimento Solar : solução eficiente

Cerca de 230 famílias carentes do Conjunto Habitacional Carlos D. Leite, em Ituiutaba, serão beneficiadas pelo Programa Energia Inteligente – Projeto Conviver Solar, que chegou à cidade na semana passada. Fruto de parceria entre Governo de Minas, Cemig e Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), o projeto vai substituir chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar de água. O investimento do Projeto Conviver Solar na cidade será de R$ 460 mil.

O sistema de aquecimento solar implantado é composto pelo aquecedor solar e por um chuveiro elétrico de baixa potência, que nos dias mais frios mantém a água quente sem que haja gastos excessivos de energia. A instalação dos equipamentos será feita por um profissional especializado, que também instruirá os moradores quanto à utilização do sistema.

Segundo o coordenador do projeto, Jander Gonçalves Faria, da RC/PA, a implantação do sistema de aquecimento solar tem como finalidade a redução do consumo de energia elétrica no horário de ponta (entre 17 e 22 horas), o que resulta na diminuição do valor da conta de energia.

“As famílias atendidas, que hoje consomem em média 150 kWh/mês, terão redução de até 40% no consumo total de energia elétrica. Em dinheiro, essa economia pode chegar a R$ 50, valor que poderá ser utilizado em outras despesas, como alimentação, material escolar, vestuário e até no pagamento da prestação da casa, afirma”.

Além da substituição de um novo sistema de geração de energia e melhoria na qualidade de vida, as comunidades contempladas pelo projeto também serão orientadas, por meio de campanhas de conscientização, quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica e aos benefícios da utilização de fontes alternativas de energia.

“Queremos criar uma nova cultura de consumo e mostrar a essas famílias que usando e energia de modo eficiente e evitando desperdício, elas estarão contribuindo para o seu bem estar e para o futuro do planeta, ressalta Jander”. (As informações da Cemig)

Fonte : Ambiente Energia
http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2012/03/aquecimento-solar-solucao-eficiente/18074

Nenhum comentário:

Postar um comentário