quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lançamento de Guia de Arquitetura e Seminário Internacional em Salvador no próximo mês


Acontece, no próximo mês (11/06), em Salvador, o lançamento do guia de arquitetura e paisagem Salvador e a Baía de Todos os Santos, resultado da parceria entre o Ministério das Cidades, Junta de Andalucía (Espanha), e Governo da Bahia, através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador. Na mesma semana (12 e 13 de junho), será realizado o seminário internacional Brasil - Junta de Andalucía (Espanha): Estratégias de Reabilitação Urbana e Edilícia, Gestão, Habitação e Projeto, promovido pelos mesmos atores.

O guia, cujo conteúdo técnico foi elaborado pelo Centro de Estudos de Arquitetura na Bahia – Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ceap-Ufba), apresenta os aspectos histórico-culturais, elementos arquitetônicos, roteiros e homenagens a artistas e arquitetos de grande importância para a Bahia, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Pierre Verger, Diógenes Rebouças, João Filgueiras Lima (Lelé), José Bina Fonyat, Assis Reis e Lina Bo Bardi.

A publicação pretende valorizar e significar a Bahia nas diversas formas de expressão, além de ser utilizado como registro do acervo do patrimônio edificado do CAS e cidades do Recôncavo, como fonte de pesquisa para universidades e escolas e como guia turístico para os visitantes.

Seminário

O evento internacional tem como objetivo promover a troca de experiências entre o Brasil e a Junta de Andalucia, no que se refere às estratégias e métodos de reabilitação urbana e de edifícios, especialmente para fins habitacionais. Serão realizados palestras e debates no intuito de que as experiências dos partícipes sejam discutidas, possibilitando o avanço de técnicas de projeto, viabilização de intervenções, gestão e políticas de reabilitação em áreas urbanas centrais no Brasil, em especial no território do CAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário