quinta-feira, 5 de julho de 2012

Regime Diferenciado de Contratações reduzirá em 20% custo das obras do PAC, diz ministra Ideli Salvatti


O Regime Diferenciado de Contratações para as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), já foi aprovado pelo Senado e aguarda sanção da presidenta Dilma Rousseff, servirá para diminuição dos custos das obras em cerca de 20%. A previsão é da ministra -chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, no programa de rádio Bom Dia, Ministro, transmitido nesta quinta-feira (5).

De acordo com a ministra, o regime já está sendo praticado nas obras de aeroportos e da Copa. Uma importante modificação é que apenas uma licitação serve tanto para a contratação do projeto quanto para a execução da obra, diferente do que estabelece a Lei Geral de Licitações (Lei 8.666/93). “Isso agiliza as obras, diminui o número de licitações, baixa o preço e o resultado é bastante positivo”, disse.

Construção de estradas, unidades básicas de saúde, creches e quadras cobertas foram exemplos citados pela ministra de obras que serão contratadas de forma diferenciada.

A ministra falou ainda sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. Segundo ela, o governo tem dado atenção especial às obras, que são prioritárias dentro do PAC. “É uma obra dessa magnitude que tem a capacidade de fazer o enfrentamento numa situação de seca, como a que estamos vivendo neste momento em todo o Nordeste”, destacou.

Ao comentar o debate em torno da divisão dos royalties do pré-sal entre os estados, em discussão no Congresso Nacional, a ministra disse que a o governo está emprenhado em uma divisão justa. “Quando aprovamos no Congresso Nacional a modificação na lei que regulamenta toda a exploração do petróleo e gás no país, fizemos para que todo o Brasil pudesse ser beneficiado dessa riqueza. Na exploração do pré-sal tem, inclusive, a criação de um fundo com recursos para ser distribuído a todos os estados”, disse.

Sobre o que já foi explorado, licitado e está em andamento, a ministra enfatizou que “a votação tem que ser justa, mas com muito cuidado, para não virar um esqueleto judicial que não vão beneficiar ninguém”.


Fonte: Portal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário