quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cohab capacita técnicos na elaboração do Plano Municipal de Habitação de Acará


O município de Acará, no nordeste paraense, está recebendo assessoria técnica da Cohab para a elaboração do Plano Municipal de Habitação. A Companhia de Habitação do Pará foi acionada pela gestão municipal para capacitar os técnicos responsáveis pela elaboração do referido plano. Segundo a gerente de gestão do Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social (SEHIS), Anna Carolina Holanda, o Plano de Habitação do Acará é mais complexo por se tratar de um município com uma população acima de 50 mil habitantes. Os demais são simplificados (para populações abaixo de 50 mil), mas também recebem assessoria da Cohab.

"O plano deles é mais completo e por isso capacitamos uma equipe responsável pelo trabalho de elaboração, que obedece a algumas etapas. Eles também pediram o nosso apoio na realização de uma audiência pública, realizada na última sexta-feira, 31, para apresentarmos as diretrizes do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e o papel da Cohab no fortalecimento da política habitacional". O evento, realizado na Câmara Municipal do Acará, contou com a presença de vereadores, autoridades, lideranças comunitárias e comunidade em geral. A Cohab foi representada por Anna Carolina, pela gerente de Articulação Institucional, Paula de Souza, e pela gerente de Política Habitacional, Isabela Bandeira.

"Explicamos a eles como se dá a parceria com o Governo do Estado, por meio da Cohab, e a necessidade de fortalecer a política habitacional em todo o Pará. Na parte que nos cabia, capacitamos a equipe local, que na ocasião da audiência apresentou o resultado da primeira etapa de elaboração do plano municipal de habitação". De acordo com a gerente, agora o município deverá empossar o Conselho do Fundo Municipal de Habitação, para que este aprecie e aprove essa primeira etapa do plano, o que está previsto para ocorrer ainda no mês de setembro.

A Cohab continuará capacitando a equipe do município nas próximas etapas de elaboração do plano. A previsão é que o processo seja concluído até dezembro deste ano, atendendo o prazo estabelecido pelo Conselho do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

Texto:
Rosa Borges - Cohab
Fone: (91) 3214-8466 / (91) 9622-1306 / 8331-1317
Email: ascomcohab@gmail.com

Companhia de Habitação do Estado do Pará
Av. Almirante Barroso, Passagem Gama Malcher, 361. Belém-PA. 

CEP: 66613-115
Fone: (91) 3214-8400 / 8500 / 8101 / 8502

Site: www.cohab.pa.gov.br Email: cohab@cohab.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário