quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rio Claro apresenta projeto para integração da Habitação com o Meio Social

Unidades habitacionais incorporam conceitos de mobilidade urbana e dão cara nova ao programa Minha Casa Minha Vida no município paulista 

As iniciativas públicas e privadas, juntamente com o terceiro setor, estão se unindo para repensar os projetos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em que a unidade habitacional  deixa de ser a única preocupação para dar lugar a integração da casa com o meio social. Na cidade de Rio Claro está sendo colocado em prática um piloto nestes moldes e para isso, será firmado um convênio entre a Prefeitura da cidade, do Grupo Cobansa e o projeto Mulheres que Constroem, com orientação técnica da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A parceria será firmada na quinta-feira, 4 de abril, durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, em Santos, com a presença do prefeito de Rio Claro, Palmínio Altimari Filho.

O convênio prevê a construção de mil unidades habitacionais destinadas a famílias com renda mensal menor do que R$ 1600,00 e de uma creche para atender a demanda dessas novas famílias, além de promover a capacitação de mão de obra feminina e o desenvolvimento de um projeto técnico de mobilidade urbana voltado para o empreendimento, nos conceitos de sustentabilidade de um Bairro Saudável. A ideia é que o conceito utilizado para a concepção do empreendimento seja um modelo a ser seguido pelos poderes públicos de outras cidades.

O sistema construtivo faz toda a diferença

Um dos diferenciais do piloto em Rio Claro é a escolha do sistema construtivo. Com a adoção das estruturas pré-moldadas de concreto, as unidades habitacionais - que inicialmente foram planejadas para contemplar, em sua maioria, famílias inseridas na Faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida -, tiveram seu custo global reduzido. Isso possibilitou uma readequação do projeto, que passou a privilegiar 70% de famílias de renda mais baixa (Faixa 1). “A utilização desses sistemas construtivos industrializados permite o retorno antecipado do investimento, pois a execução do cronograma torna-se mais dinâmica. Além de melhorar a gestão, aumentando a produtividade e a competitividade, os sistemas reduzem os desperdícios e, desta forma, permitem uma redução significativa do custo da obra”, analisa Mario William Esper, gerente de relações institucionais da ABCP.

Com a expertise no desenvolvimento de programas voltados para a infraestrutura, a atuação da ABCP prevê orientação técnica para a elaboração do projeto de mobilidade urbana do empreendimento, incluindo calçadas inteligentes, ciclovias e a utilização de pavimento permeável, bem como a otimização de custos do sistema construtivo.

“Chefas” de família

Muitas das famílias que serão beneficiadas pelas novas unidades são chefiadas por mulheres. Pensando nisso, o convênio que será firmado nesta quinta-feira conta com a participação do projeto Mulheres que Constroem, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon/SP). O projeto será responsável pela capacitação e orientação das mulheres para que elas possam realizar as melhorias que a casa demandará com o passar do tempo. “Entendemos que a pessoa que mais pode cuidar do patrimônio é a mulher e esse é mais um motivo para levarmos a elas qualificação profissional no setor da construção civil”, explica Ana Paula Tavares, coordenadora do Mulheres que Constroem.


Fonte: Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário