quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ipea publica estudo sobre monitoramento de conferências e agendamento de políticas.

A nota técnica Experiências de Monitoramento dos Resultados das Conferências Nacionais, produzida por pesquisadores de participação do Ipea/Diest, aponta a importância das conferências para que iniciativas de órgãos públicos e de conselhos gestores progridam na identificação de ações governamentais que correspondam às demandas deliberadas nesses espaços participativos.

As iniciativas foram divididas em quatro tipos:

i) conversão direta das deliberações em planos de políticas públicas e monitoramento do plano;

ii) criação de grupos de trabalho que fazem o levantamento das deliberações aprovadas;

iii) criação de instrumentos de gestão da informação que registram as ações correspondentes às demandas apresentadas e o seu encaminhamento, podendo ser desde sistemas informatizados até tabelas e planilhas mais simples; e

iv) organização de eventos de avaliação e balanço, em que são apresentadas e discutidas a devolutiva do poder público às demandas apresentadas na conferência.

Realizou-se uma análise descritiva das conferências envolvendo os seguintes temas: assistência social, aquicultura e pesca, juventude, meio ambiente, direitos das mulheres, segurança alimentar e segurança pública.


De 2003 a 2012, foram organizadas 87 conferências, abarcando 43 temas distintos. "As conferências nacionais têm sido um dos principais canais de diálogo entre poder público e sociedade civil", lembra o estudo.

Fonte: ipea.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário